Projeto de anel viário prevê intervenção em 10 hectares de área de preservação na região de Piracicaba
Estudo aponta que 8% da chamada área afetada está ocupada com vegetação e prevê uma compensação ambiental em 30 hectares. Trajeto do novo anel viário que vai integrar rodovias na região de Piracicaba Reprodução Aposta para desafogar o trânsito e reduzir o número de acidentes em Piracicaba (SP), o projeto de implantação de um anel viário para interligar três rodovias da região prevê intervenção em 10,67 hectares de área de preservação ambiental (APP), informou a prefeitura. A área é equivalente a dez campos de futebol. Entenda por que anel viário é aposta para reduzir número de acidentes em Piracicaba O estudo para a obra aponta que 8% da chamada área diretamente afetada (ADA) está ocupada com vegetação e que a construção interceptará o Parque Linear Corumbataí. Por conta das intervenções, está prevista uma compensação ambiental em 30 hectares. Estudos apresentados apontam que o novo contorno é um empreendimento ambientalmente viável e socialmente benéfico para a região onde será implantado. Apresentação de estudo de anel viário na região de Piracicaba Prefeitura de Piracicaba Uma audiência pública realizada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) apresentou e discutiu o projeto proposto pela Prefeitura de Piracicaba, na quinta-feira (24). A responsabilidade da obra é da Eixo SP, concessionária responsável por rodovias na região. “Piracicaba é rodeada por rodovias e, em certo ponto, todas as rodovias que integram o projeto precisam, hoje, trafegar pela região do bairro Areão. Além disso, o próprio Plano de Mobilidade Urbana de Piracicaba prevê um anel viário. Então, a proposta, é executar uma obra de desenvolvimento com sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, afirmou Leticia Orsi, consultora de meio ambiente e geoprocessamento da empresa que elaborou o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima) da obra. "São intervenções importantes para a mobilidade urbana e que, somadas a essa necessária obra para implantação do anel de contorno, facilitará e garantirá mais segurança no trânsito. O anel viário estava previsto para 2041 e graças ao esforço das partes, será adiantado e brevemente implantado, porém as apresentações e discussões são necessárias nesta etapa, para prosseguir os ritos para liberação e contratação da obra”, afirmou Jane Franco Oliveira, secretária de Trânsito e Transportes de Piracicaba. Robinson Ávila, da Eixo SP, durante explicação de como será o contorno e quais as vantagens dele Prefeitura de Piracicaba Início da obra adiantado para 2026 A construção do anel viário, chamado oficialmente de Contorno Norte Piracicaba, estava prevista para 2041 no contrato de concessão do trecho à empresa Eixo SP, porém, houve uma solicitação de antecipação em 2021 e, agora, estima-se que as obras iniciem em 2026. A seguir, entenda o projeto e por que ele é visto como uma aposta para reduzir o número de acidentes na cidade: Como é o projeto?
Estudo aponta que 8% da chamada área afetada está ocupada com vegetação e prevê uma compensação ambiental em 30 hectares. Trajeto do novo anel viário que vai integrar rodovias na região de Piracicaba Reprodução Aposta para desafogar o trânsito e reduzir o número de acidentes em Piracicaba (SP), o projeto de implantação de um anel viário para interligar três rodovias da região prevê intervenção em 10,67 hectares de área de preservação ambiental (APP), informou a prefeitura. A área é equivalente a dez campos de futebol. Entenda por que anel viário é aposta para reduzir número de acidentes em Piracicaba O estudo para a obra aponta que 8% da chamada área diretamente afetada (ADA) está ocupada com vegetação e que a construção interceptará o Parque Linear Corumbataí. Por conta das intervenções, está prevista uma compensação ambiental em 30 hectares. Estudos apresentados apontam que o novo contorno é um empreendimento ambientalmente viável e socialmente benéfico para a região onde será implantado. Apresentação de estudo de anel viário na região de Piracicaba Prefeitura de Piracicaba Uma audiência pública realizada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) apresentou e discutiu o projeto proposto pela Prefeitura de Piracicaba, na quinta-feira (24). A responsabilidade da obra é da Eixo SP, concessionária responsável por rodovias na região. “Piracicaba é rodeada por rodovias e, em certo ponto, todas as rodovias que integram o projeto precisam, hoje, trafegar pela região do bairro Areão. Além disso, o próprio Plano de Mobilidade Urbana de Piracicaba prevê um anel viário. Então, a proposta, é executar uma obra de desenvolvimento com sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, afirmou Leticia Orsi, consultora de meio ambiente e geoprocessamento da empresa que elaborou o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima) da obra. "São intervenções importantes para a mobilidade urbana e que, somadas a essa necessária obra para implantação do anel de contorno, facilitará e garantirá mais segurança no trânsito. O anel viário estava previsto para 2041 e graças ao esforço das partes, será adiantado e brevemente implantado, porém as apresentações e discussões são necessárias nesta etapa, para prosseguir os ritos para liberação e contratação da obra”, afirmou Jane Franco Oliveira, secretária de Trânsito e Transportes de Piracicaba. Robinson Ávila, da Eixo SP, durante explicação de como será o contorno e quais as vantagens dele Prefeitura de Piracicaba Início da obra adiantado para 2026 A construção do anel viário, chamado oficialmente de Contorno Norte Piracicaba, estava prevista para 2041 no contrato de concessão do trecho à empresa Eixo SP, porém, houve uma solicitação de antecipação em 2021 e, agora, estima-se que as obras iniciem em 2026. A seguir, entenda o projeto e por que ele é visto como uma aposta para reduzir o número de acidentes na cidade: Como é o projeto?